04 Nov

Como Abrir Uma Loja Virtual – O Checklist do eCommerce!

Com o crescimento astronómico que as lojas virtuais tem vindo a registar nos últimos 10 anos, tornou-se premente trazer um artigo à tona, na esperança de possa ajudar qualquer empreendedor a apostar de forma mais séria neste tipo de software.

Trata-se de um checklist, um passo a passo, que deve seguir se quiser enveredar por este caminho aumentando drasticamente as hipóteses de fazer negócio na internet.

 

1º Passo – Fazer os trabalhos de casa!

Independentemente da sua posição, grau académico, status social, ou simples conhecimento na matéria deve fazer os seus trabalho de casa o melhor que pode e sabe!

Grande parte deles corresponde em perceber um pouco mais sobre essa matéria. Perceber também o que se está a passar à sua volta. Estar totalmente enquadrado e contextualizado, nesta nova economia.

A única forma que conheço, e que poderá protegê-lo de algumas surpresas menos agradáveis, é a investigação sobre o que se passa á sua volta. Quem é a sua concorrência. O que estão eles a fazer para fazer chegar a sua mensagem ás pessoas. Quem são os seus clientes?  Como, quando, e onde costumam comprar.
Quanto mais informação, melhor será a preparação, menor a surpresa.

 

2º Passo – Planear com antecedência!
No seguimento do passo anterior, este vem consolidar a importância do plano. Saber qual o tipo de loja, como vai estar distribuído o layout, o design, e o menu, são detalhes extremamente importantes se quisermos, não só causar um grande impacto a quem nos visita (uma vez que nunca teremos uma segunda hipótese de causar uma boa primeira impressão), como efectivar os negócios provenientes dessas visitas.

 

3º Passo – Construa um site irrepreensível!
Toda a venda é emocional, e isto que fique claro! Criar o ambiente necessário a que essas emoções se manifestem é sua tarefa com a construção de um site, no mínimo, incrível. Para ter um site de eComerce que seja um sucesso, existem algumas coisas que deve saber e fazer:

 

– Escolher um bom Template. Tenha em mente, na hora de efectuar esta escolha, que o melhor template do mundo é aquele que, no meio da complexidade, deixa passar de forma elegante e muito subtil uma simplicidade apetitosa! Deu para ficar com uma ideia?
Neste campo, a hostinet aconselha sempre os seus clientes e amigos a nunca tomarem nenhuma decisão sem antes consultarem o nosso departamento de atendimento ao cliente, de forma a que a sua escolha se enquadre o mais possível com o que o cliente procura.

– Criar uma boa “Vitrina”. Logo que alguém chega ao seu site, “aterra” numa página (aquilo que gentilmente e de forma brusca, chamamos de Landing Page [LP]. Esta é o seu cartão de visita sempre que alguém novo “encalha” com o seu mundo. A pergunta que gostaríamos que respondesse, e a guardasse num caderno de capas rijas para sempre, se sentir perdido/a, possa consultá-la é: “O que gostaria de ver num site sempre que lá entrasse á procura de um produto, mas que nada tivesse que ver, como aquilo que procura?” Confuso!? Nós explicamos. Até que os clientes cheguem ao que procuram, navegam nas suas páginas durante alguns minutos (dependendo do conteúdo de valor e de entretenimento que lá tenha). O que gostaria que eles vissem no tempo em que lá estão a tentar encontrar aquilo que procuram, antes de o encontrarem ?

– Personalizar todos os detalhes.
Esta parte é uma das que mais me toca. Sempre fui um apaixonado pela comunicação, mesmo na sua ausência, que para mim, também significa, comunicar. Cada vez que cuidamos de um detalhe da nossa plataforma, e o personalizamos, estamos a mandar uma mensagem para o mundo, e a educar essas pessoas com a nossa forma de estar e viver a vida.
Também na hostinet, esta tarefa está facilitada uma vez que temos um serviço (Programa Minuto Zero – PMZ) que trata de toda a comunicação digital dos nossos clientes.

– Adicionar páginas de produto detalhadas
Personalize suas páginas de produto para que estejam sempre em harmonia com a incrível temática do seu site de eCommerce. Cada página de produto deve incluir dois elementos importantes: uma descrição detalhada, porém concisa, que dará uma alavancada em seu SEO, e claro, uma bela imagem para completar. Lembre-se que as imagens vão influenciar directamente qualquer compra, por isso certifique-se de que seus visitantes tenham a melhor experiência possível com seus produtos. Assim que tiver uma colecção de produtos para mostrar, Assim que tenha ideia dos produtos que quer colocar, peça-nos ajuda na escolha e selecção das imagens dos produtos, para que fique tudo “Certinho” e “Direitinho”.

– Escrita funcional para uma leitura funcional. Chegou o momento de escrever como deve de ser, nem que tenha de pagar para o efeito. Agora que já sabe da importância de um contacto do seu website, deve caprichar no conteúdo, e na forma como ele está escrito. Não precisa de ser um José Rodrigues dos Santos para ter bons conteúdos. Mas precisa de treinar bastante se se quiser transformar numa daqueles pessoas em que as ideias fluem a toda a hora!

– Ter um site Responsivo – que se adapte facilmente e sem desconfigurar a qualquer dispositivo móvel. As estatísticas apontam para que cada vez mais pessoas consultem, naveguem, e façam compras online através de um smartphone. Logo é de todo o seu interesse que o mesmo facilite a navegação. Todos os sites que ajudamos os nossos clientes a construir são responsivos!

 

 

 

4º Passo – Gerir a sua loja como um profissional. Agora que o seu site está a funcionar na perfeição para os seus visitantes, você precisa de administrar a sua loja de forma eficiente. As lojas da hostinet foram desenhadas para que consiga, em tempo real, ter um controlo detalhado de tudo o que se está a passar, sem alterar nada do que está a fazer. Afinal de contas, o grande objetivo de uma plataforma desta natureza é aumentar, não só a sua facturação, como a sua qualidade de vida, automatizando todo o processo de venda. Assim sendo, seguem algumas opções que deve ter em consideração na altura de “afinar” a sua loja online:

 

Defina todas as taxas que o produto ou serviço devem ter quando o cliente finalizar a compra. Ou seja, o cliente, antes de efectivar a compra, deve ter uma ideia exacta de quanto vai pagar na totalidade e de forma descriminada (o valor do IVA, portes de entrega, e outras taxas que se possam aplicar)

 

Defina o idioma da sua loja. Esta opção multilingue é muito valorizada pelos motores de busca, sempre que alguém fizer uma procura ao produto ou serviço que está a comercializar na sua loja. Para além de mostrar que o seu produto está disponível para entrega em diversos países contemplados pela língua que permite ser traduzido o seu site, demonstra um elevado profissionalismo a todos os que entram dentro do seu site. Com as lojas da hostinet não precisa de se preocupar com esta parte, pois todas elas estão preparadas para serem trabalhadas em qualquer idioma que escolha adicionar ao seu site.

 

Monitorar todos os pedidos. Esta parte também fica facilitada com as lojas hostinet, pois todas elas permitem controlar em tempo real, não só os pedidos de encomenda que chegam ao back Office, como aqueles que, por qualquer motivo, acabaram por não ficar com o pagamento concluído. Desta forma, poderá sempre entrar em contacto com quem mostrou interesse no seu produto ou serviço, mas não efectivou o pagamento, e perceber qual a dificuldade que o levou a não concluir com sucesso a compra.

 

Defina as opções de pagamento. Existem inúmeras formas de fazer com que o dinheiro chegue até si. Dê sempre várias alternativas de escolha para que, na altura de pagar, o cliente não fique limitado apenas a uma ou formas de pagamento. Nestes casos as mais utilizadas são o Paypal, transferência bancária (não se esqueça de fornecer o IBAN caso se trate de uma transferência internacional), e pagamento por multibanco (entidade e referencia), ou, caso queira incluir esta opção.

 

– (Super dica!) Crie uma relação “virtual” com os seus clientes. Os serviços da hostinet estão preparados para educar e formar os seus parceiros e clientes a comunicarem eficazmente com a sua audiência. Melhor do que ter um cliente, é ter um cliente satisfeito. Este estágio é conseguido quando nos preocupamos verdadeiramente com os seus resultados.

 

 

 

5º Passo – Ganhar a confiança dos clientes

Este passo consolida de forma clara tudo o que aqui foi dito. Afinal de contas, as pessoas fazem negócios com quem gostam e confiam. No mercado digital, ao contrário do que em tempos se pensava, desenvolvem-se relações fortes de confiança, com base no valor. Ainda assim é necessário perceber de forma podemos potenciar, melhorar, e fortificar estas relações. Para o efeito, seguem algumas dicas:

 

Ser acessível e estar disponível. Sentimo-nos bem sempre que visitamos um site ou blogue e conseguimos aceder com facilidade aos contactos da pessoa. Mostra disponibilidade e interesse em nos atender. Neste contexto ter, para além dos respectivos contactos, um formulário onde, quem nos segue e quer falar connosco, o possa fazer, é muito importante se queremos perpetuar esta disponibilidade:

 

– “Quem sou eu!”. Esta página, característica de qualquer menu inserido num site ou blogue, mostra ao mundo um pouco do nosso “mundo” mais pessoal. Ainda assim, é importante colocar uma descrição mais animada, que não seja monótona e consiga cativar o interesse de quem nos segue;

 

Dê “palco” aos testemunhos. Um bom exemplo do poder desta prática são as redes sociais. Quantos de nós já não sentiu vontade de comentar uma publicação numa qualquer rede social, só porque aquela publicação está “cheia” de comentário”? Isto significa que devemos arranjar um local na nossa loja virtual que permita a publicação dos testemunhos, sepre que passem pela validação de um moderador. Nas lojas da hostinet existe uma forma simples e prática de validar e permitir esta interacção;

 

Antecipar as respostas. Ter umas FAQ´s que descrevam na totalidade os seus produtos e quais as vantagens que, quem os utiliza, passa a ter é uma boa forma de mostrar á sua audiência preocupação, cuidado, e profissionalismo. Invista tempo, e outros recursos caso necessário, na elaboração destas respostas, pois elas podem salvá-lo de perdas de tempo desnecessárias a dar respostas;

 

Dê a conhecer a forma como trabalha. Anular quaisquer tipo de objecções que possam surgir é meio caminho andado para a compra. Se eu souber que não corro risco nenhum ao fazer a compra, dá-me motivação e vontade de efectuar o pagamento. Neste enquadramento damos importância ás garantias, aos testemunhos, aos períodos de devolução, e ao atendimento pós venda que a sua estrutura presta aos seus clientes;

 

 

 

Esperamos que tenha recolhido neste artigo, parte do que necessita para que tenha mais e melhores resultados nas suas actividades.

 

Gostaríamos ainda de nos mostrar disponíveis para fazer uma consulta gratuita á estrutura digital da sua empresa, e dizer-lhe de que forma pode aumentar a facturação da sua actividade com a implementação de um sistema de eComerce.

 

Entre em contacto connosco e reclame a sua oferta!

Share this

Leave a reply