04 Set

Será o marketing digital assim tão importante para as empresas? A confirmação em 6 pontos

Muito mais do que levantar o estandarte de que a sua empresa investe em Marketing e está presente online, há factores que comprovam se está realmente a apostar no “cavalo branco”. Verifique:

> Adquiriu audiência qualificada?

> Produziu efeitos imediatos e reais?

> Agora, veja quanto gastou, qual o resultado: investimento mais reduzido comparativamente com o Marketing “tradicional”.

Muitas empresas portuguesas já perceberam qual a importância do Marketing Digital e muitos têm sido os nossos clientes a apostarem em estratégias online.

No entanto, estudos indicam que apesar de reconhecerem os benefícios e os resultados imediatos, muitas empresas ainda não estão a apostar no Marketing Digital, muitas vezes por falta de conhecimentos nesta área das pessoas que ali trabalham.

Por essa razão, vamos hoje mostrar-lhe o que está a perder e o que pode ainda vir a ganhar. Fique connosco e leia até ao fim.

 

O Marketing Digital em 6 pontos

1. Garanta uma forte presença na internet

Pense, quando tem alguma dúvida ou está à procura de alguma coisa em específico, o que é que faz?

Provavelmente a primeira coisa que se lembra é pesquisar no Google, correcto?

E estará com certeza a tomar uma decisão certa, não fosse o Google o maior motor de busca do mundo.

Agora imagine que alguém está a procurar alguma informação sobre algo que a sua empresa vende. E se a sua presença online não estiver verdadeiramente trabalhada para aparecer nas primeiras pesquisar do Google?!? Podemos dizer que a sua empresa deixou de vender um produto ou serviço, isto é, foi ultrapassada por uma empresa concorrente que acabou de ganhar mais um cliente.

Mas não podemos definir a presença online da sua empresa só através de uma pesquisa no Google e nas redes sociais. Um website com um domínio próprio é o mínimo que a sua empresa precisa para ter uma boa presença digital.

Já aconteceu consigo procurar por uma empresa no Google ou nas redes sociais e não encontrar?

Hoje em dia, ter presença digital é fundamental. Um bom investimento em Marketing Digital pode contribuir para que a sua empresa apareça visível e disponível, reduzindo muito o custo de aquisição de clientes.

2. Construa uma audiência qualificada

Quem são os seus clientes? Quais os seus hábitos de consumo, interesses, comportamentos e áreas de negócio? No fundo, como é que se relaciona com a sua audiência?

Outro ponto importante do Marketing Digital para as empresas é o facto de poder construir uma audiência que realmente deseja o seu produto ou serviço e se relacionar com ela até conseguir fidelizá-la.

O Marketing Digital possibilita que atraia as pessoas que realmente estão interessadas e possuam relação com o seu produto ou serviço.

Além disso, pode organizar esses contactos, seja por registo de emails, assinantes de uma newsletter ou até mesmo seguidores nas Redes Sociais. Esta audiência passará a ser um activo fulcral para o sucesso da sua empresa.

3. Comunique à hora certa

No ponto 2. demonstramos a importância da construção da audiência certa. Agora vamos aliá-la à comunicação na hora certa.

Ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é impossível saber exactamente para qual audiência está a falar, o Marketing Digital possibilita um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.

É possível ainda criar mais de um público e segmentar a comunicação para cada tipo de audiência, como se fosse uma escala. Com as ferramentas existentes no mercado, tornou-se fácil de gerir este tipo de acções de comunicação com os perfis das pessoas registadas na sua página web ou nas redes sociais.

Desta forma, é viável segmentar comunicações com campanhas promocionais para cada tipo de audiência.

Ao segmentar estas campanhas o público identificar-se-á muito mais com a sua empresa, porque está a oferecer-lhe exactamente aquilo que ele quer e no momento em que precisa. Resultado disso, acções eficientes que produzem resultados efectivos.

Quantas vezes já recebeu no seu email ou no seu feed campanhas de produtos ou serviços que não lhe interessam minimamente? Quantos folhetos retira da sua caixa do correio diariamente que deposita no primeiro caixote de lixo que encontra?

A isto chamamos erros de comunicação: em vez de cativar o cliente, afasta-o (aborrece o cliente), gasta dinheiro em campanhas que produzem efeitos contrários.

4. Esteja à frente da concorrência

Se é certo que a percentagem de empresas que investem fortemente no Marketing Digital ainda é reduzido no nosso país, mais certo se torna que se o fizer já estará em vantagem em relação às empresas concorrentes.

Isso mostra que, se começar a investir hoje, a sua empresa irá diferenciar-se de boa parte dos seus concorrentes.

Outro ponto prende-se com a criação de conteúdos de valor. O que queremos dizer com isto é que o seu público gostar de estar informado. Corrijo…BEM INFORMADO! Conteúdos de valor que elucidam o público nos pontos mais frágeis do seu conhecimento, identificando-se e ajudando-o a resolver algumas questões por si só.

Agora pense, em que empresa confiaria mais: numa empresa com uma boa página de website, um bom blog com conteúdos pertinentes gratuitamente, ou numa sem nada disto?

5. Invista menos

Com as ferramentas disponíveis hoje no mercado, com alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de optimização do site para os principais motores de busca, podemos assegurar que investir no Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir noutros tipos de comunicação como publicidade e meios de comunicação social. Veja-se os preços actuais da divulgação em televisão, rádio ou outdoors.

Já o Marketing Digital, embora exija, sim, um mínimo de investimento, pode ser muito mais baixo do que o “marketing offline”. Por essa razão, as grandes empresas estão cada vez a optar por este tipo de estratégias de Marketing.

6. Analise e comprove resultados

Já sabemos que o Marketing Digital permite definir estrategicamente quem é o seu público e quais as campanhas que lhe devemos endereçar. Assim sendo, também nos é possível analisar com a mesma precisão os resultados de todas as nossas acções de Marketing Digital.

Veja o seguinte exemplo:

Um flyer e uma campanha de Email Marketing.

Relativamente ao primeiro caso, consegue saber quantas exemplares produziu e quanto gastou com precisão. Mas conseguirá saber quantos foram entregues, quantos foram realmente lidos e quantos produziram efeitos positivos, nomeadamente vendas efectivas?

Analisemos agora o segundo caso, campanha de Email Marketing. Com as ferramentas existentes hoje em dia no mercado, conseguirá saber com exactidão quantas pessoas abriram o email, quantas clicaram nos links que deverá introduzir nessa comunicação e por fim, quantas efectivaram a compra do produto ou do serviço divulgado nessa mesma campanha de Marketing Digital.

Isto é apenas um pequeno exemplo da grande janela de possibilidades no Marketing Digital (Veja mais Aqui). Poderá saber quantas pessoas visitam o website da sua empresa, quanto tempo ficaram, em que páginas, como saber como está a correr a campanha no Google Adwords ou mesmo o número de pessoas alcançadas nas campanhas de redes sociais.

Concluindo, o mercado tem à disposição uma série de ferramentas de web analytics que ajudam a definir detalhadamente estratégias a adotar e analisar resultados.

Acreditamos que isto é real. O resultado dos nossos clientes é o nosso resultado

Podemos assegurar que o Marketing Digital produz resultados com baixo investimento. Esse é o compromisso que assumimos com os clientes diariamente. O sucesso deles é o nosso próprio sucesso.

Peça-nos já um orçamento. Na Hostinet mais do que serviços, vendemos soluções completas.

 

 

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